top of page

CAROLINA VELASQUEZ  PORTFÓLIO

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

 

     CAROLINA VELASQUEZ nascida em Piracicaba, São Paulo. Atualmente reside na cidade de São Paulo. Cidadã híbrida entre Brasil e Bolívia, primeira geração brasileira.

Graduada em Artes Plásticas na UNESP (2003). Pós graduada em Práticas artísticas Contemporâneas na FAAP (2018), com coordenação de Thiago Honório, Galciane Neves e Andrea Tavares. Mestre em Processos e Procedimentos artísticos, orientada por Prof. Dr. Agnus Valente na UNESP (2021) com a dissertação A COSTURA DOS ARQUÉTIPOS.

    Escreve sobre os resultados e processos de uma série de proposições performáticas, intitulada  Performances Fabulosas, criada e executada desde 2012 em comunidades atendidas por instituições culturais. A pesquisa mapeia os porquês da proposição e do alcance dos objetivos em meio ao contexto da arte no campo ampliado, cujo objetivo é a reorganização social e construção política pela arte. Algumas instituições que receberam a artista: Itaú Cultural, Instituto Tomie Ohtake, Fundacao Casa, Casa das Caldeiras, Museu do Inhotim, , Galeria Carbono, Museu de Arte Brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil, SESC ( unidades Paulista, Belenzinho, Guarulhos, Vila Mariana, São Carlos, entre outros), atelie 397.

     A pesquisa e produção de arte se baseia no estudo sobre as cosmovisões, idiomas simbólicos, danças e rituais oriundos de povos originários de Abya Yala - América Latina; a artista disponibiliza máscaras e vestimentas com desenvolvimentos de exercícios de respiração, corporais e de meditação usados junto aos públicos, este torna-se participador e tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e consciência sobre sua ancestralidade e identidade, processo chamado de COSTURA ANCESTRAL, processo coletivo que vem sendo proposto a grupos e formando coletivos como foi o caso do coletivo Cholitas da Babilonia, onde a artista teve papel como co - fundadora em 2021 e retira-se em 2023 para se dedicar a mais proposiçoes de costura ancestral.

      Carolina integra sociedade na empresa KA - Gestão em Cultura, Arte e Educação, onde realiza formação de educadores para exposições de arte, professores e públicos em geral, atualmente é consultora do Museu de Culturas Indigenas, coordenadora de ação Educativa da exposição de arte indigena contemporanea Coração na aldeia, pés no mundo no SESC Piracicaba e coordenadora de Av educativa na exposição ENTREMEADAS, curadoria de Adélia Borges sobre arte, artesanato e mestras artesas nas unidades do Sesc Vila Mariana, Guarulhos e Bauru. Realiza palestras sobre arte e mediação cultural, integra a formação de grupos junto de empresas de educação empresarial como a Affero Lab e a Juntos. Realiza ações que envolvam os públicos aos processos de auto análise  e desenvolvimento de sua criatividade.

 

Para descarregar portfolio em PDF

bottom of page